quinta-feira, 8 de abril de 2010

Blog Galera da Dilma reforça pré-campanha petista

08/04/2010

Com formato e conteúdo destinados a despertar o interesse do público jovem, entra hoje no universo virtual o blog Galera da Dilma (http://www.galeradadilma.com.br/ ). O novo veículo da pré-campanha petista chega à web um dia depois que Dilma, em encontro com a juventude do PT, em Belo Horizonte, conclamou aproximadamente dois mil jovens a dar continuidade ao projeto do presidente Lula.

“Temos que assegurar que as conquistas que já obtivemos não retrocedam. Temos que avançar e disputar milímetro a milímetro, hora a hora, minuto a minuto, todo esse projeto. Este é um ano de debate em que vamos confrontar um projeto do presidente Lula, o da modernidade, com outro projeto, que governou o país antes de nós e, por oito anos, sucateou a educação, fechou ou sucateou o patrimônio público. Esse é o projeto que vai ser confrontado conosco”.

A conclamação aos jovens encerrou um dia dedicado pela pré-candidata a tratar, predominantemente, de temas associados à juventude e à Educação.

Dilma iniciou a agenda desta quarta-feira com uma visita ao Colégio Estadual Central – a primeira desde 1968. Ela estudava lá quando os militares derrubaram o presidente João Goulart e assumiram o comando do país, em 1964. Dilma passeou pelo pátio da escola, conversou com estudantes e professores e lembrou:

“Em 1964, este colégio era uma turbulência, porque tinham acabado de fechar o país, não tinha espaço de manifestação nenhuma. E eu lembro de vários estudantes que estavam mobilizados aqui. Eu vinha de um colégio de freiras, o Colégio Sion, mas tinha já aqui uma grande mobilização. Dois estudantes daqui foram logo presos – um deles era uma moça – e eu lembro que depois a mobilização nunca mais parou. Nós éramos bastante rebeldes”.

Ao caminhar pela escola, a ex-aluna do curso Clássico do Estadual foi abordada por professores que lhe pediram apoio para convencer o governo tucano de Minas Gerais a pagar à categoria o piso salarial nacional.

Mais tarde, em entrevista à Rádio Itatiaia, a pré-candidata petista rememorou as preocupações dos estudantes, nos primeiros anos da década de 1960, e se declarou orgulhosa por ter resistido à ditadura.

“Eu tenho muito orgulho de participar daquela luta e acho que as gerações agora têm muita sorte de viver numa democracia. Eu tenho muito orgulho do fato de termos reagido. Nós resistimos a toda repressão. E nós nos mobilizamos para que houvesse as condições hoje desses jovens vivenciarem a democracia. Nós todos estávamos preocupados com a construção de um país em que houvesse justiça social, em que as pessoas pudessem usufruir da riqueza nacional, e acho que esse processo eu comecei aqui em Minas”.

Ainda na entrevista à Itatiaia, Dilma destacou as realizações do Governo Lula na área de Educação e, de modo especial, no ensino profissionalizante.

“Aumentamos de forma muito expressiva, mais de quatro vezes, o dinheiro do Ministério da Educação. Voltamos a investir em ensino profissionalizante, encerrando uma época em que parecia proibido à União investir em escola técnica. Se, de 1909 ate 2003 foram feitas 140 escolas técnicas, nós estamos deixando 214 escolas técnicas até o fim deste ano”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial