terça-feira, 13 de outubro de 2009

Deputados do PMDB rompem com Aécio e isolam Hélio Costa

A bancada estadual do PMDB mineiro, formada por oito deputados, rompeu, no último dia 07, com o governador Aécio Neves e aderiu aos 11 parlamentares do PT e PC do B em um bloco de oposição. A união do PMDB com os partidos de esquerda foi um forte revés nas pretensões do ministro Hélio Costa (PMDB), pré-candidato ao governo de Minas, por reforçar a ala peemedebista que defende uma aliança com o PT nas eleições de 2010.
Na contra mão da bancada estadual do partido, o grupo de Hélio Costa tem dado, nos últimos meses, sinais de aproximação com governador Aécio Neves, mantendo as portas abertas para uma aliança entre PMDB e PSDB em uma futura candidatura ao governo do Estado. Esta aliança envolveria o vice governador de Minas Gerais e pré candidato ao governo pelo PSDB, Antônio Anastásia, que, de acordo com os deputados do bloco de oposição, é um candidato “artificial” e do “bolso do colete” do governador.
Reforçando o coro dos descontentes com o movimento de aproximação entre peemedebistas e tucanos, o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB) afirma que “a união do PT, PMDB e PC do B na Assembleia Legislativa mostra a disposição de marcharmos juntos nas eleições de 2010. Aqui poderá ser a avant première da decisão nacional do partido”. O PMDB mineiro forma a seção estadual de mais peso na convenção nacional, com mais de 10% dos delegados.
A decisão sobre qual estratégia irá predominar na eleição estadual passa, necessariamente, pela escolha dos novos diretórios municipais do PMDB em Minas, prevista para o próximo dia 25, e do presidente estadual da legenda, no dia 13 de dezembro. E o cenário é, no mínimo, temerário para as pretensões do ministro Hélio Costa.
Para continuar flertando com o PSDB do governador Aécio Neves, o grupo de Costa precisa eleger para a presidência do partido o deputado federal Antônio Andrade. Mas o favorito dos diretórios municipais e do diretório regional é o deputado estadual Adalclever Lopes (foto), favorável a uma aliança estadual e também à aliança nacional com o PT. Ciente do forte desgaste causado pela disputa interna no partido e dos riscos à sua candidatura, Hélio Costa cogita desistir de disputar o governo caso Adalclever conquiste a presidência do PMDB.
Fonte: Brasília Confidencial

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial